sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Final Do 3ª Bimestre


    Oie, hoje o assunto é o termino do terceiro bimestre, esse foi bem curtinho neh? Mais com muitas coisas interessantes, com a nossa experiencia, a viagem á São Paulo e a matéria estudada no bimestre Termoquimica.  Depois de 3 bimestre concluidos fechamos com 20 postagem, e você pensa que acabou, acabou não 4ª bimestre está chegando e com ele carregamos a responsabilidade de encerrar as postagens no Blog no ano de 2014 .
    Mas fique com a gente 4ª bimestre vem com tudo, cheio de postagens e assuntos legais para estudarmos juntos, não deixe de acompanhar nossas postagens. Grande Beijo 

Att: Gabriel Eduardo, Gabriel Rich, Júlia Vargas Severino, Lavinia Mafra, Thamara Weirauch, Thierry Batiste. Integrantes do blog Quimíca Prática.



    Viagem de estudo São Paulo


 Olá, hoje falaremos da nossa viagem á São Paulo. Saimos de Santa Catarina na ultima terça feira para apreciar uma exelente vaigem de estudo a São Paulo com a presença dos nossos queridissimos professores que nos acompanhou nessa jornada de estudos.

     Segue abaixo imagens da nossa etapa de estudos, com a visitação no masp, mercado publico, metro, aquario, rua da liberdade, 25 de março, museu do futebol, entre outras.

     Com muito prazer apresento mais uma etapa concluida, da nossa conclusão de estudo, e assim enceramos o 3 bimestre.









quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Termoquímica


     Termoquímica  é a parte da quimíca  que estuda as quantidades de calor liberados ou absorvidos, durante uma reação química.



É aquela que absorve calor do meio externo. É necessario  fornecer calor.
Ex: fotossíntese (6CO2 + 6H2O + calor -> C6H12O6 + 6O2).


É aquela que libera calor para o ambiente.
Ex: Queima do gás de cozinha (C3H8 + 5O2 -> 3CO2 + 4H2O + calor).


Representação Gráfica
Entalpia  (ΔH)

 É o conteúdo global de calor de um sistema.
Unidade: Kcal ou KJ (1Kcal ~ 4,18KJ)
A variação da energia de um sistema (ΔH) pode ser calculado pela diferença entre as energias dos produtos e reagentes.

       As transformações físicas e as reações químicas quase sempre estão envolvidas em perda ou ganho de calor. O calor é uma das formas de energia mais comum que se conhece.
A Termoquimica é uma parte da Química que faz o estudo das quantidades de calor liberadas ou absorvidas durante as reações químicas. A maioria das reações químicas envolve perda ou ganho de calor (energia).
Veja no quadro abaixo os tipos de reações com perda ou ganho de calor:
REAÇÕES QUE LIBERAM ENERGIA
REAÇÕES QUE ABSORVEM ENERGIA
Queima do carvão
Cozimento de alimentos
Queima da vela
Fotossíntese das plantas, o sol fornece energia
Reação química em uma pilha
Pancada violenta inicia a detonação de um explosivo
Queima da gasolina no carro
Cromagem em para-choque de carro, com energia elétrica

As transformações físicas também são acompanhadas de calor, como ocorre na mudanda de estados físicos da matéria.
absorção de calor
 

SÓLIDO               LÍQUIDO                GASOSO


liberação de calor
Quando a substância passa do estado físico sólido para liquido e em seguida para gasoso, ocorre absorção de calor.
Quando a substância passa do estado gasoso para líquido e em seguida para sólido, ocorre liberação de calor.
Essa energia que vem das reações químicas é decorrente de rearranjo das ligações químicas dos reagentes transformando-se em produtos. Essa energia armazenada é a ENTALPIA (H). É a energia que vem de dentro da molécula.
Nas reações químicas não é necessário calcular a entalpia. Devemos calcular, geralmente, a variação de entalpia (ΔH).
A variação de entalpia é a diferença entre a entalpia dos produtos e a entalpia dos reagentes.


UNIDADE DE CALOR

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Experiencia da Alface.


Olá pessoal, hoje trouxemos para vocês mais uma pratica da osmose. A pratica da alface e mais conhecida e ocorre muito na casa de vocês.

Com a alface limpinha, água fresquinha dentro da geladeira, ela tem uma duração maior do que ela temperada ou mesmo so com sal. Vamos ver as imagens abaixo.


Duas alfaces iguais, serão colocadas 1 em um prato com agua gelada ( Igual estivesse em uma geladeira) já a outra em um recipiente com agua e sal, vamos ver as transformações que ocorrem com as mesmas.



Aqui podemos observar, a alface so na agua gelada, ela continua entaquita, mesmo depois de 10 min


Já a alface que foi coloca no recipiente com agua e sal, depois de 10 min observamos como ela escurece, e comeca a murcha, em casa acontece muito isso quanto a mae deixa a alface temperada já algum tempo e só depois coloca na mesa para ser servida, ela ja perde o seu aspecto natual, o ideia e deixa-la lavadinha na geladeira, com agua em um prato e so na hora de servi-la tempera-la.

Experiencia da Batata Com Sal e Açúcar. 


Passando da parte teórica vamos a parte Prática.


Abaixo, nas fotos podemos observar duas batatas limpas e cortadas ao meio, 1 com uma colher de sal dentro ela e outra com 1 colher de açúcar.



Ambas depois de mais o menos 10 minutos começaram a derreter o sal e o açúcar, com isso a batata fica mais umida e bem mais macia, como podemos notas na foto a seguir.


terça-feira, 2 de setembro de 2014

Osmose


     Olá 3 Bimentre começou, e com ele trouxemos muitas novidades á vocês, que vem acompanhando nosso blog desdo começo.
Para começar com tudo, vamos falar do nosso trabalho sobre Osmose e mostrar na pratica como isso ocorre, fico curioso então vem com a gente.

Osmose? Oque é isso?

     A osmose é o nome dado ao movimento da água entre meios com concentrações diferentes de solutos, separados por uma membrana semipermeável. É um processo físico-químico importante na sobrevivência das células.


     Quando a água se movimenta, ela o faz com o energia, e quando ela não tem, o transporte chama-se passivo.
    Durante a osmose, o solvente tem tendência de atravessar a membrana semipermeável na direção da solução com menor concentração, de tal modo que nesta aumenta a quantidade de solvente e na outra diminui. Este efeito continua até que a pressão hidrostática equilibre esta tendência. O efeito de osmose é usado em numerosas aplicações e é uma das causas dos processos de intercâmbio na nutrição das células objetivo de ter a mesma concentração em todos os meios, através de uma pequena membrana com poros que permitem a passagem das moléculas de água. Esse tipo de transporte é chamado de transporte ativo, onde a célula tem um gasto de  animais e vegetais.
    Osmose é também usado de forma coloquial, principalmente no que diz respeito aos estudos e a forma de adquirir conhecimento. Os estudantes, quando não sabem alguma matéria, dizem que gostariam de aprender por osmose, ou seja, sem gastar muita energia e nem precisar de estudar.

Osmose Reversa ou Inversa

A osmose inversa ou reversa é o processo contrário, onde a substância é separada por um processo através de membranas impermeáveis, que não permitem que a água passe, contrariando o fluxo normal da osmose.

Osmose e difusão

    Osmose e difusão são dois tipos de transporte passivo, que acontece entre duas soluções e que tem como propósito igualar as concentrações dessas soluções.
    A difusão é o transporte de soluto, através de membranas, do meio mais concentrado para o menos concentrado. A osmose consiste na passagem do solvente do meio de maior concentração para o meio de menor concentração.

Pressão osmótica

    A pressão osmótica é uma pressão externa exercida sobre a solução com maior concentração de solutos, impedindo a diluição. De forma mais simples, a pressão osmótica é uma força que é aplicada para impedir o processo de osmose.